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Manter os travões em forma é muito mais do que substituir as pastilhas, mesmo que estas sejam de boa qualidade, ou equivalente à original.
Temos ainda o estado do discos, o fluido de travões e o sistema hidráulico.
A travagem depende em grande parte do alinhamento das rodas, especialmente o “camber”, se este for excessivamente positivo, a roda tende a bloquear ao travar, porque grande parte da força de travagem está no lado interior da roda.
Os carros mais recentes têm sistemas ABS para evitar o bloqueio das rodas, porque com a roda bloqueada deixa de haver controlo direccional do veiculo.
É importante efectuar uma revisão geral a todo o sistema de travagem todos os anos, antes ou depois das férias, ou sempre que se manifestem anomalias/ruídos; substituir as peças de desgaste, tais como (Pastilhas, discos, maxilas, tambores, bombitos),nos intervalos recomendados, ou antes, em função da intensidade de utilização do veiculo e da condução praticada.
Discos, pastilhas, mangueiras e fluido travões devem ser verificados a cada mudança de óleo, ou sempre que for detectada alguma anomalia.
Nos sistemas com ABS, o fluido deve ser substituído todos os anos, a fim de impedir a acumulação de detritos no interior do circuito, as pinças também devem ser vistoriadas regularmente, para detectar fugas/danos/ ou prisão.

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As pastilhas ou discos devem ser mudados sempre aos pares (por eixo);
as pastilhas dos travões com discos também possuem um indicador
de desgaste, que activa a luz avisadora dos travões no
painel de instrumentos.
Noutros casos o desgaste é avaliado visivelmente, porque o
travão de disco é aberto e facilmente acessível.
Os discos também têm indicadores de desgaste,
mas podem ser medidos, a fim de determinar se ainda têm espessura especificada suficiente.

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